
A psoríase é uma doença de pele não contagiosa sendo que 3% da população mundial sofre dessa enfermidade, ela é benigna e crônica.
Ela é caracterizada pela presença de manchas rosadas ou avermelhadas que se recobrem de escamas secas e esbranquiçadas. A psoríase pode se estender por todo o corpo no entanto as regiões mais afetadas são o couro cabeludo, joelhos e cotovelos. Problemas nervosos, stress alto desencandeiam e faz com que a psoríase se intensifique e se espalhe para outras partes do corpo. Devido a esse fator muitos especialistas acreditam ser o nervosismo o desencandeador dessa doença de pele estando o seu controle associado ao controle do sistema nervoso. Quanto mais calmo a pessoa ficar mais rapidamente ela irá melhorar.
Relembrando, a Psoríase não é contagiosa. São pessoas normais.
Muitas pessoas, tem receio de pessoas com Psoríase, e assim evitam até o contato com as pessoas que tem a doença, e por isso muitas pessoas que tem a Psoríase evitam contato com pessoas, evitam a vida social, deixam de viver sua própria vida.
Eu aprendi conviver muito bem com a Psoríase, porque ela não tem cura, mais eu tenho uma vida normal como todas as pessoas, e conheço outras pessoas que tem a doença e são normais. Graças a Deus.
A Psoríse tem tratamento, muitas vezes dão certo.
São várias as formas de tratamento, portanto cabe ao dermatologista avaliar a melhor indicação. Nas mais leves, são prescritos medicamentos tópicos sob a forma de pomada, loções, xampus ou géis. Nas formas mais avançadas, além de duas ou três sessões de fototerapia por semana, podem ser indicados medicamentos de uso interno via oral ou injetável, dependendo do caso. É fundamental usar diariamente hidratantes ou substâncias que ajudem a manter a pele com menos escamas. Evitar a manipulação freqüente das lesões para retirar as escamas e não usar medicações que possam exacerbar o quadro é fundamental para o controle adequado da enfermidade.
E o mais importante, tente não ficar nervoso com qualquer coisa, sei que isso é muito difícil para quem tem a doença, porque somos mais sensíveis mentalmente e fisicamente.
Enfim, quero que as pessoas entendem que a Psoríase não é uma doença contagiosa. E que elas ajudem passando informações para outras pessoas sobre o que é realmente a doença e que ela não é contagiosa.
Gostei muito desse site -> Aprenda a viver com a Psoríase , nele tem varias dicas e explicações.